tomatico.com.br

Como calcular o seu pró-labore? Descubra!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

13/09/2021

Quer entender melhor sobre o pró-labore? Veja por que ele é importante!

Calcule o pró labore da sua empresa

Todo trabalho compreende uma forma de remuneração. Para empreendedores não é diferente, mas é preciso pensar em termos salariais.

Ter uma remuneração estabelecida a partir do pró-labore ajuda na organização financeira — você sabe como calcular esse valor?

Ao definir uma renda você não corre o risco de misturar as contas pessoal e da empresa.

Além disso, confere mais transparência para a gestão financeira do seu negócio e tem previsibilidade na sua vida pessoal. Assim, vale a pena entender o pró-labore.

Se você tem dúvidas em relação ao tema, acompanhe as informações a seguir.

Neste post, além de entender como é o cálculo do pró-labore, você descobrirá os cuidados que deve ter com essa remuneração.

Boa leitura!

O que é pró-labore?

Pró-labore é um termo em latim que significa “pelo trabalho”. Dessa forma, ele representa a remuneração que o administrador e sócios de uma empresa recebem por sua atuação.

Afinal, eles precisam ser remunerados — assim como ocorre com os colaboradores contratados.

Ao mesmo tempo, a remuneração de sócios tem diferenças em relação ao salário de funcionários. Mesmo que os dois remunerem por uma atividade profissional, o salário segue as regras da Consolidação das Leis Trabalhistas.

Dessa forma, o profissional que recebe o salário tem direito ao décimo terceiro salário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e férias, por exemplo.

Já o empresário que recebe o pró-labore não tem esses benefícios embutidos, ficando opcional incluí-los.

Diante das diferenças, é comum que empreendedores, especialmente em pequenas e médias empresas, não definam um salário.

Muitos misturam as contas da empresa com as despesas pessoais, não tendo um valor estabelecido que deve ser pago por seu trabalho todos os meses.

Quais são suas características?

Para funcionamento do pró-labore, o primeiro ponto é que deve estar descrito no contrato social da empresa as pessoas que receberão a remuneração. Isso porque nem todos os sócios têm direito a esse recebimento.

O direito de receber o pró-labore é somente para os sócios que participam da administração do negócio.

Já os sócios que não realizam essas atividades têm direito apenas à participação nos lucros da empresa, ganho que pode ser a partir de:

  • distribuição dos lucros;
  • juros sobre capital próprio;
  • bonificação.

Outro fator importante a destacar sobre o pró-labore é que há contribuição de um percentual sobre o valor ao INSS.

A alíquota depende do regime da empresa. Para pagar a contribuição, você deve gerar uma guia GPS (Guia de Previdência Social).

Além disso, também há incidência de Imposto de Renda (IR) sobre o pró-labore.

Ele depende do montante recebido e pode chegar até 27,5% do valor, assim como ocorre com o salário do profissional CLT.

No caso do IR, é preciso saber que a empresa também recolhe 20% do imposto sobre o pró-labore pago. Mas o recolhimento não acontece em empresas optantes pelo Simples Nacional e em outros casos especiais.

Por fim, vale destacar que, apesar de ser uma remuneração mensal, o pró-labore não é propriamente um salário. Assim, o empresário não tem um holerite sobre o valor recebido.

Para ter a comprovação do pagamento, o escritório de contabilidade da sua empresa deve emitir uma declaração sobre a remuneração paga nesse formato com todas as informações.

Como calcular o pró-labore?

Depois de entender o que é essa forma de remuneração e suas principais características, é preciso saber como calcular o pró-labore.

Afinal, o que considerar para definir esse valor? Em primeiro lugar, é possível considerar o valor médio pago pelo mercado na sua área.

Mas também há outros elementos envolvidos no pró-labore. Afinal, ele é a remuneração dos sócios diretos da empresa.

Logo, é possível haver mais liberdade para decidir um valor condizente com suas necessidades e preferências.

Ao mesmo tempo, você deve ter o cuidado de definir uma remuneração que seja sustentável para a empresa. Nem sempre o negócio consegue pagar o salário desejado pelos sócios — principalmente no início.

Assim, é necessário não estabelecer um valor elevado demais, pois você pode comprometer a sustentabilidade financeira do seu negócio.

Leve em conta a média do mercado para a sua atividade, o faturamento da sua empresa e também as suas necessidades de ganhos.

Fique atento, ainda, a outro cuidado. Dessa vez, relacionado à incidência do IR.

Como não há uma legislação que defina um montante mínimo ou máximo para o pró-labore, existem empreendedores que pensam em definir um valor baixo para reduzir o imposto.

Contudo, isso pode ser enquadrado como fraude fiscal, visto que a remuneração não condiz com o cargo.

Logo, tenha cuidado, pois uma estratégia ilegal para pagar uma tributação menor pode ter consequências sérias para o seu empreendimento.

Por que é importante que o empreendedor tenha seu pró-labore?

Alguns empreendedores podem não querer estabelecer um pró-labore, retirando sua remuneração apenas a partir dos lucros. No entanto, essa não é uma atitude indicada.

Em primeiro lugar, ao ter um pró-labore, você está recolhendo o INSS, garantindo um valor mensal para sua aposentadoria.

Também é preciso considerar a exigência da legislação. A Lei nº 8.212, de 1991, determina que o pagamento do pró-labore é obrigatório para administradores, bem como a contribuição previdenciária.

Existe, ainda, outro fator que você deve ponderar: quando os sócios apenas recebem com a distribuição dos lucros, a organização financeira do negócio pode ficar comprometida.

Isso ocorre porque você deixa de considerar o serviço dos sócios entre as despesas da empresa.

Mesmo que você seja o único dono, com o pró-labore é possível ter mais transparência em relação às movimentações financeiras do seu negócio.

E consegue ter um controle sobre o caixa, aproveitando épocas de faturamento maior para investir no crescimento da empresa, por exemplo.

Por fim, com as retiradas mensais da remuneração, é mais fácil manter as contas bancárias empresarial e pessoal separadas.

Ter essa conduta é essencial para organizar as finanças do seu empreendimento de forma sustentável.

Agora você já sabe o que é o pró-labore e como calculá-lo. E também viu que, ainda que essa remuneração seja diferente do salário, ela precisa ser paga aos sócios que exercem função de administração na empresa.

Neste post, você pôde acompanhar como o pagamento do pró-labore é importante para que as contas da empresa fiquem organizadas.

Aproveite para descobrir como fazer a organização financeira da sua empresa!