tomatico.com.br

6 Dos melhores filmes sobre empreendedorismo para se inspirar

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

07/03/2022

Confira uma lista com 6 dos melhores filmes sobre empreendedorismo com histórias de sucesso para lhe motivar!

6 Dos melhores filmes sobre empreendedorismo para se inspirar

Histórias de empreendedores de sucesso podem ser uma boa fonte de inspiração para aqueles que estão começando os seus negócios. Afinal, acompanhar a trajetória de homens e mulheres bem sucedidos permite enxergar o mundo sob outras perspectivas.

Assim, é possível ter insights valiosos para a identificação de oportunidades ou a resolução de problemas na sua empresa. Nesse sentido, conhecer os melhores filmes sobre empreendedorismo pode ajudar você na jornada empreendedora.

Por isso, aqui estão 6 dos melhores filmes sobre empreendedorismo de todos os tempos para se inspirar. Confira!

1. Jobs (2013): inovação e criatividade

Steve Jobs foi um empresário norte-americano e uma pessoa considerada revolucionária no seu setor de atuação. Sua capacidade de inovação foi fundamental para a construção de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Apple.

Por isso, conhecer a história desse homem de negócios pode ser uma maneira dos empreendedores se inspirarem e mudarem a sua própria trajetória rumo ao sucesso profissional. Nesse sentido, você pode conferir detalhes sobre a vida e carreira de Steve Jobs no filme “Jobs”.

Lançado em 2013, esse longa-metragem mostra o início da Apple, na garagem de Jobs, até a sua ascensão extraordinária. Dessa forma, você pode compreender as ideias inovadoras e a mente criativa desse empreendedor, além de entender a importância de se cercar de pessoas geniais.

2. À procura da felicidade (2006): persistência e dedicação

Outro filme baseado em histórias reais é o “À procura da felicidade”. A obra, estrelada por Will Smith, narra a vida de Chris Gardner. Ele é um empresário americano que enfrentou diversas dificuldades financeiras e problemas familiares até alcançar o sucesso pessoal e profissional.

O longa-metragem também retrata como a persistência e a dedicação de Gardner foram essenciais para conseguir uma vaga em uma corretora de valores. Sem dúvida, essa experiência foi fundamental para a vida dele como empreendedor.

Isso porque, depois, Chris abriu a própria corretora — a Gardner Rich & Co. Após um acordo milionário, ele fundou a Christopher Gardner International Holdings. A atividade principal dessa empresa é apoiar organizações filantrópicas dedicadas à educação, moradia e criação de empregos.

3. Coco antes de Chanel (2009): astúcia e coragem

Provando que é possível ter participações de mulheres em cargos de gestão, Gabrielle Bonheur Chanel é um grande exemplo de empreendedorismo feminino. Sua história pode ser contemplada no filme “Coco antes de Chanel”.

A obra mostra a sua trajetória, desde a infância em um orfanato até a criação de uma das maiores marcas de luxo francesa: a Chanel. Mas engana-se quem acredita que a vida de Gabrielle foi fácil. Para sobreviver durante sua juventude, ela trabalhava em uma alfaiataria e cantava em um cabaré.

Nessa casa de entretenimento, Chanel conheceu seu amante — e foi costurando para ele que desenvolveu o talento como estilista. Chanel quebrou padrões ao desenhar e vestir peças consideradas masculinas para as mulheres de sua época, como calças e ternos.

Assim, ela revolucionou o mundo da moda feminino. Em seu filme “Coco antes de Chanel” você pode conferir detalhes dessa história e descobrir como foi que Gabrielle alcançou o sucesso com a sua astúcia e coragem.

4. A rede social (2010): faculdade da vida

Outro dos melhores filmes sobre empreendedorismo para se inspirar é “A rede social”. Dirigido por David Fincher, o longa-metragem retrata a trajetória de Mark Zuckerberg até o surgimento de uma das maiores plataformas de relacionamento do mundo, o Facebook.

A obra conta como uma brincadeira entre amigos acabou se transformando em um negócio de sucesso. O filme também mostra as polêmicas em torno dessa rede social e as batalhas judiciais entre os seus fundadores.

Uma das principais lições de “A rede social” é que o diploma não é indispensável para um futuro promissor. Prova disso é que Zuckerberg nunca chegou a se formar.

5. Piratas do Vale do Silício (1999): competitividade

A narrativa “Os piratas do Vale do Silício” também está entre os melhores filmes sobre empreendedorismo. Ela conta a história de dois empresários que revolucionaram o mundo tecnológico: Steve Jobs, o fundador da Apple, e Bill Gates, o criador da Microsoft.

O filme se inicia com quatro jovens universitários — Bill Gates, Paul Allen, Steve Jobs e Steve Wozniak. Eles desistiram da universidade para criar o próprio negócio na garagem dos pais.

Enquanto Gates e Allen trabalhavam na criação de hardwares e de um sistema operacional, Jobs e Wozniak desenvolveram um software, que prestava serviços para outras empresas. Mas Bill Gates percebeu que seu projeto estava aquém do sistema da Apple.

Então ele decidiu trabalhar nessa organização e, uma vez lá dentro, pegou informações sobre determinado projeto e desenvolveu o sistema Microsoft. Assim, o filme mostra a competitividade entre as empresas localizadas no Vale do Silício.

6. O menino que descobriu o vento (2019): possibilidade e oportunidade

Se você gosta de filmes que mostram o poder transformador do empreendedorismo no contexto social, vale a pena assistir “O menino que descobriu o vento”. Ele conta a história de William Kamkwamba e de seu vilarejo.

Diante dos problemas causados por conta da falta de energia elétrica em sua comunidade, Kamkwamba construiu a primeira turbina eólica a partir das peças da única bicicleta da família. Dessa forma, foi possível gerar eletricidade para prover as necessidades de seu povo.

Assim, entre as lições de empreendedorismo que podem ser extraídas dessa história está a importância de enxergar as oportunidades naquilo que você tem em mãos. Por isso, o filme pode trazer bastante inspiração.

Você acabou de conhecer 6 dos melhores filmes sobre empreendedorismo. Eles podem ajudá-lo a encontrar a inspiração necessária para continuar a empreender. Portanto, não deixe de assisti-los para conhecer a história de empresários de sucesso e escrever a sua própria trajetória!

Gostou do conteúdo e quer mais dicas essenciais para você e o seu negócio? Conheça 5 tipos de liderança para buscar para a sua empresa!