tomatico.com.br

Crédito impede empreendedor de fechar as portas

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

22/04/2021

Restaurante viu faturamento cair drasticamente na pandemia!

restaurante com empréstimo

A pandemia causada pela Covid-19 fez um estrago no setor de bares e restaurantes. Com as portas fechadas em função da necessidade de isolamento social, 6,7% dos donos desses estabelecimentos decidiram encerrar permanentemente o negócio por causa da crise, segundo uma pesquisa divulgada pelo Sebrae em agosto/2020.

Diante disso, fechar definitivamente as portas foi algo que, de fato, passou pela cabeça do empreendedor Sandro Ribeiro, 43 anos, dono do Quiat Gastronomia, um restaurante localizado em Curitiba, capital do Paraná.

Sandro Ribeiro é empreendedor do ramo de restaurantes

Com seis funcionários antes da pandemia e salão para atender 30 pessoas, o faturamento de Ribeiro vinha quase integralmente do atendimento presencial – apenas 8% tinha origem no delivery.

No mês de março de 2020, com a chegada do vírus ao Brasil, o empreendedor teve que fechar temporariamente o restaurante.

Foi um mês inteiro quase sem receita, até que ele se estruturou para atender por entrega. “A gente vinha trabalhando bem, começou 2020 bem, janeiro, fevereiro, aí março veio a pandemia e começou a complicar”, desabafa.

Com o restaurante aberto há três anos e meio, Ribeiro tinha uma reserva de capital de giro, mas que se esgotou no fim de junho.

Ainda que o delivery tenha gerado alguma receita, ainda ficou aquém do que o Quiat costumava faturar com o salão aberto. “Alguns fornecedores protestaram alguns títulos e isso restringe o acesso ao crédito”, comenta.

Ribeiro já tinha batido na porta de diversas instituições financeiras para tentar uma linha de crédito empresarial, mas não havia conseguido nada. “Pensei em fechar definitivamente o restaurante”, diz.

Antes disso, no entanto, ele conheceu o Tomático, que fornece crédito para negativados mediante análise individual. Importante ressaltar que a concessão do crédito empresarial depende de alguns fatores, que são analisados caso a caso – mas títulos protestados não impedem, logo de cara, o acesso ao crédito.

Contratação de crédito ágil e on-line

Ao solicitar o crédito no Tomático, Ribeiro conectou suas maquininhas de cartão à plataforma, teve seu limite de crédito aprovado e enviou a documentação solicitada pela internet.

“Foi tudo sem burocracia. Aí o dinheiro entrou na conta e conseguimos continuar trabalhando”, diz.

Todas as dúvidas, Ribeiro esclareceu com a equipe do Tomático via WhatsApp – uma grande facilidade, segundo ele. “Vi facilidade tanto no acesso ao crédito como também no atendimento.”

Também atraiu Ribeiro o fato de o Tomático trabalhar com uma linha de crédito com parcelas flexíveis. “É vantajoso, porque o pagamento é diário e a gente vai acompanhando o abatimento”, explica.

O empreendedor optou pela taxa máxima de desconto sobre as vendas diárias e, dessa forma abateu metade do valor devido em apenas dois meses. Foi aí que teve acesso a mais um crédito.

Este segundo foi usado para pagar o décimo terceiro salário dos funcionários.

O delivery permanece e hoje representa metade do faturamento, sendo que chegou a 70%. “Contratamos, inclusive, um motoboy próprio para prestar serviço de melhor qualidade”, conta o empreendedor. “Digo que o delivery e o Tomático salvaram nosso negócio nessa pandemia.”

Quer contratar empréstimo fácil, on-line e sem necessidade de garantias físicas? Acesse agora a nossa plataforma e saiba mais,