tomatico.com.br

Conheça 5 tipos de liderança para buscar para sua empresa!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

27/12/2021

Entender qual é o melhor líder para a sua empresa. Descubra quais são agora mesmo!

entender qual é o melhor líder para a sua empresa. Descubra quais são agora mesmo!

Em todo trabalho em equipe é fundamental ter uma pessoa para coordenar, auxiliar e supervisionar o andamento das atividades. Nesse contexto, você sabia que existem diferentes tipos de liderança que podem ser adotados?

Na prática, o que difere um tipo de líder do outro é a maneira com que ele conduz os seus liderados. Porém, como existem formas de liderança que podem ser mais positivas do que outras em determinados ambientes, é importante entender mais sobre elas.

Quer saber quais são? Então continue a leitura e confira 5 tipos de liderança para escolher para sua empresa!

O que é um líder?

Antes de conhecer quais são os tipos de liderança, você deve saber o que é um líder. Ele é uma pessoa com capacidade de conduzir outras, formando uma equipe para gerar resultados. Dessa maneira, a liderança é a habilidade de engajar e influenciar indivíduos, de forma positiva e ética.

Contudo, embora muitos confundam o chefe com um líder, existem diferenças entre essas funções. Na verdade, enquanto o primeiro exerce uma relação de poder autocrática, o segundo promove uma atuação mais colaborativa.

Assim, o chefe tem necessidade de mandar, pressionar e cobrar os seus subordinados para cumprirem as atividades. Já o líder acompanha o processo junto dos colaboradores, buscando alcançar os resultados desejados.

Portanto, o líder consegue fazer com que a equipe contribua voluntariamente com entusiasmo para atingir os objetivos da empresa.

O que se espera de uma liderança em uma empresa?

Após entender o que é um líder e a diferença em relação ao chefe, é importante saber o que esperar desse profissional. Primeiramente, saiba que um líder não nasce pronto, necessariamente. Inclusive, é bastante comum que ele aperfeiçoe as suas habilidades de liderança ao longo dos anos.

A seguir, confira quais são as capacidades que você deve esperar de uma liderança na sua empresa:

  • criatividade;
  • dinamismo;
  • poder de resolução de problemas e de conflitos;
  • carisma;
  • empatia;
  • proatividade;
  • inspiração para os demais;
  • ética;
  • boa comunicação;
  • flexibilidade;
  • saber ouvir;
  • organização;
  • saber engajar.

Quais são os 5 tipos de liderança para seu negócio?

Como você viu, existem diversas capacidades que devem ser observadas em um líder. Agora, conheça os 5 tipos de liderança para o seu negócio!

1. Liderança Democrática

A liderança democrática é aquela em que líder e liderado mantêm o equilíbrio em uma convivência harmoniosa e motivadora. Nesse caso, é mais comum que o colaborador se sinta parte da empresa, não apenas mais um funcionário para o cumprimento de tarefas.

Um líder democrático consegue fazer o funcionário sentir que também participa das tomadas de decisão, do planejamento de metas e da elaboração de estratégias. Portanto, essa liderança permite que todos possam opinar e, juntos, construir caminhos para o crescimento do negócio.

2. Liderança Liberal

Na liderança liberal, os colaboradores têm maior autonomia para exercerem suas funções, desde que cumpram as suas metas. Assim como na liderança democrática, os funcionários também podem ajudar na tomada de decisão e propor soluções.

Além disso, a equipe tem liberdade para fazer seus próprios planejamentos, fazendo com que todos se sintam mais engajados e comprometidos com a organização. Entretanto, esse tipo de liderança pode gerar desrespeito e conflitos caso algum colaborador não saiba lidar com essa liberdade.

3. Liderança Coaching

Como o nome mostra, esse tipo de liderança utiliza ferramentas de coaching para trabalhar o desenvolvimento pessoal dos membros da equipe. Dessa maneira, visa promover a automotivação dos colaboradores por meio de feedbacks e de estímulos para aperfeiçoamento das capacidades.

Como consequência, o líder coach permite que o funcionário reconheça o seu potencial, reforçando os pontos positivos e melhorando os negativos. Em geral, como resultado desse modelo de atuação, a equipe se demonstra mais engajada e com melhor desempenho.

4. Liderança Visionária

Já a liderança visionária tem como premissa o espírito empreendedor, acreditando no valor de cada colaborador dentro da empresa. Então esse tipo de líder sabe que, muitas vezes, é necessário correr riscos para alcançar os objetivos e o crescimento da empresa.

Logo, ele sabe lidar com as pessoas de maneira a motivar a equipe, mantendo o engajamento dos colaboradores. Ademais, líderes visionários possuem uma ampla visão de negócios, o que ajuda no planejamento estratégico do time.

5. Liderança Situacional

Por fim, a liderança situacional é aquela que se encaixa nas mais diversas situações. Nesse caso, o líder considera as necessidades e o grau de maturidade da equipe, a tarefa a ser executada e o perfil de cada colaborador para escolher qual é a melhor forma de liderar.

Sendo assim, ele promove uma liderança mais flexível e capaz de lidar com maior sabedoria em situações de conflito na empresa. Mas, para isso, saiba que esse tipo de líder deve apresentar muita experiência e conhecimento.

Qual tipo de líder não buscar para o seu negócio?

Você conheceu os principais tipos de liderança para buscar para o seu negócio. Então, também deve conhecer o tipo líder que tende a não ser mais desejado nas organizações: o autocrático. Na prática, ele pode ser considerado mais um chefe do que um líder.

É ele quem toma todas as decisões, sem qualquer participação ou sugestão dos liderados. Embora esse tipo de líder ainda seja muito presente nas empresas, ele pode apresentar problemas. Um dos principais é a baixa produtividade das suas equipes lideradas.

Considerando que o time apenas acata ordens e não pode contestar as decisões, isso leva à desmotivação dos funcionários. Com isso, os colaboradores tendem a se sentirem infelizes no ambiente de trabalho, reduzindo a sua criatividade e produtividade.

Como escolher um líder para a sua empresa?

O primeiro passo para escolher um líder para sua empresa você já deu: conhecer os tipos de liderança. Desse modo, é possível identificar qual estilo de líder é o mais adequado para o seu negócio, considerando os valores e a missão da organização.

Nesse sentido, entenda que não há um líder melhor para todas as empresas, mas sim aquele que se encaixa mais em determinados ambientes. Também é importante saber que em uma mesma companhia pode ter a necessidade de contar com diversos tipos de liderança.

Por exemplo, em equipes mais comprometidas e que ficam à vontade para produzir se tiverem maior liberdade, o líder liberal pode ser a melhor opção. Entretanto, se o time depende de uma posição à frente das atividades, talvez a liderança democrática ou a visionária sejam mais adequadas.

Ao longo deste post, você conheceu os 5 principais tipos de liderança para se ter em sua empresa, além de descobrir o líder que não engaja o time e pode reduzir a produtividade. Agora, você terá mais facilidade para identificar as necessidades das suas equipes para escolher a melhor liderança!

Você aprendeu que a participação dos colaboradores ajuda no engajamento do time, não é? Então aproveite e saiba como apoiar ideias inovadoras na sua empresa!