tomatico.com.br

Conta PJ no banco: por que é importante ter?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

31/08/2020
conta PJ

A empresa já está a aberta e tem CNPJ, tudo funcionando, ok. Parte importante desse processo de formalização do negócio é também a abertura de uma conta bancária pessoa jurídica, a tal conta PJ.

A conta bancária da empresa funciona da mesma forma que a conta corrente da pessoa física que você já tem no banco – e quem a opera é o próprio dono do negócio ou outro representante legal da empresa. Sem muita novidade até aqui, certo? O diferencial de manter uma conta pessoa jurídica são as facilidades que isso pode trazer para o negócio.

Ao ter uma conta PJ, o empreendedor pode ter acesso a um cartão de crédito da empresa – o que facilita a separação dos gastos pessoais e do negócio, algo importante para manter a saúde financeira do empreendimento e profissionalizar ainda mais a gestão da empresa. O uso de uma conta pessoa jurídica também facilita a separação do dinheiro da pessoa física e da empresa, recomendação básica para qualquer empreendedor que queira prosperar. Além disso, a conta pessoa jurídica dá acesso a linhas de crédito empresarial, que podem ser úteis em diferentes momentos da vida de um negócio.

Conta PJ dá acesso a melhores condições de crédito

Com uma conta corrente aberta em nome da empresa, o empreendedor passa a ter acesso a linhas de crédito para empresas, seja para capital de giro ou investimento. Essas linhas costumam ter taxas de juros e condições melhores, mais adequadas à realidade de uma empresa.

Com uma conta PJ é possível, por exemplo, ter acesso a uma linha de crédito empresarial com parcelas flexíveis, como a oferecida pelo Tomático, uma plataforma 100% digital que oferece crédito a pequenos e médios empreendedores. Nessa modalidade, a parcela a ser paga pelo crédito varia de acordo com as vendas do negócio – quando a empresa vende mais, a parcela sobe, quando vende menos, a parcela diminui automaticamente.

São vantagens que as instituições financeiras oferecem às empresas, levando em conta as particularidades de cada negócio, mas, para usufruir desses benefícios, é pré-requisito ter uma conta pessoa jurídica.

Vale lembrar que hoje, abrir uma conta PJ, não é necessariamente algo complexo e caro. Além dos bancos tradicionais, existem os bancos digitais que oferecem, muitas vezes, custos menores e acessos facilitados. Ao decidir abrir uma conta bancária para a pessoa jurídica, faça uma pesquisa, compare as taxas cobradas e os serviços oferecidos. Não vai dar muito trabalho e vai valer a pena!