Linha de crédito para microempresa é opção para empreendedor formal

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

10/03/2021

Linha de crédito pode funcionar como investimento e alavancar o negócio. Entenda!

Dono de negócio

Uma das grandes vantagens de formalizar um negócio e ter um CNPJ é contar com a possibilidade de acessar uma linha de crédito para microempresa.

Enquanto o empreendedor opera na informalidade, sem ter uma empresa devidamente registrada, só é possível contratar linhas de crédito para pessoa física, que normalmente não são as mais adequadas para um negócio – pelos juros e prazos de pagamento.

Ao formalizar o empreendimento como microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), o dono do negócio tem ainda outros benefícios, como descontos com fornecedores.

Linha de crédito para microempresa pode funcionar como investimento

Voltando ao tema do crédito empresarial, é importante que, antes de ir em busca de recurso financeiro externo, o empreendedor faça seu controle financeiro, pois com as contas organizadas haverá mais clareza sobre e a necessidade do crédito.

É comum que, por falta de organização financeira, o empreendedor assuma uma dívida sem necessidade. Um exemplo?

Contratar crédito para cobrir furos no fluxo de caixa sem entender o real motivo de a empresa estar sem capital de giro. Esse problema pode ser estrutural, por exemplo, e nesse caso é importante tomar medidas que ajustem o ciclo financeiro do negócio – caso contrário a falta de dinheiro será recorrente e o crédito não ajudará muita coisa.

A linha de crédito para microempresa ou empresa de pequeno ou médio porte, ainda que possa ser usada para uma situação emergencial – como se viu muito durante a pandemia -, deveria ser utilizada para gerar mais oportunidades de negócio e mais receita para o empreendimento.

A compra de um equipamento, por exemplo, que vai permitir diversificar os produtos ou aumentar a produtividade. Ou renovar o visual da loja, que, no fim das contas, acaba atraindo mais clientes.

Usado dessa forma, o crédito empresarial se torna um investimento, que afetará positivamente o futuro do negócio.

O Tomático tem linha de crédito para microempresa, assim como para empresas de pequeno e médio porte.

O valor concedido é calculado com base na receita da empresa nos últimos seis meses vinculada à maquininha de cartão. Quer saber mais? Acesse nosso FAQ completo e tire todas suas dúvidas.