tomatico.com.br

Crédito para negócio em 5 passos

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

11/01/2021

Vez ou outra a situação aperta, o fluxo de caixa fica deficitário, e o empreendedor precisa ir em busca de crédito para o negócio. Pode acontecer também de a linha de crédito ser necessária para ampliar a empresa, investir. É algo comum entre empresas dos mais diversos tamanhos.

Porém, é que nem sempre o dono da pequena e média empresa sabe onde encontrar o melhor crédito empresarial do mercado, aquele que se encaixa nas suas necessidades. Portanto, aqui estão 5 passos para conseguir crédito empresarial.

1. Por que a sua empresa precisa de crédito?

O primeiro passo é identificar o motivo pelo qual o negócio precisa de financiamento empresarial. Isso vai direcionar melhor o empreendedor para o tipo de crédito que deve ser buscado.

Crédito para investimento, capital de giro e/ou saldar dívidas antigas? Sim, existe uma linha de crédito mais apropriada para cada situação anteriormente descrita, por isso a importância de entender a razão da necessidade de financiamento.

2. Comece a pesquisar

Existem, no mercado, diversas instituições financeiras que oferecem crédito empresarial. Agora que você já sabe o tipo de crédito que precisa, comece a sua pesquisa e veja qual instituição oferece as melhores condições de taxas de juros, prazos e parcelas.

Não se restrinja ao banco com o qual você trabalha normalmente. Acima de tudo, vale checar suas opções, claro, afinal pode haver uma oportunidade ali, mas amplie o leque e conheça as alternativas.

3. Atente-se à necessidade de garantias

Algumas instituições financeiras exigem que o empreendedor apresente garantias físicas ao contratar uma linha de crédito empresarial. Essa garantia pode ser um bem, como um carro ou equipamento. Existem outras instituições que não exigem garantias físicas.

É o caso do Tomático, que usa como garantia do crédito os recebíveis que a empresa tem a receber, no futuro, via maquininha de cartão. Isso pode simplificar bastante a contratação do crédito.

4.   Faça simulações de crédito

Aproveite o fato de que muitas instituições financeiras disponibilizam simulações de crédito on-line e veja o tamanho da parcela da linha de crédito desejada. Ou seja, isso ajudará no planejamento e nas projeções financeiras futuras, mostrando ao empreendedor se o crédito cabe, de fato, no seu orçamento.

5. Contrate o crédito

Passadas as etapas anteriores, é hora de finalmente contratar o crédito. Isso inclui apresentação de alguns documentos e assinatura de contratos. Em alguns bancos é preciso ir até a agência para fazer isso, já outras instituições financeiras, como o Tomático, permitem que o crédito empresarial seja contratado digitalmente.