tomatico.com.br

Como funciona o empréstimo para MEI

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

17/09/2020
empréstimo para MEI

A figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI) foi estabelecida em 2009, quando institui-se a Lei do Microempreendedor Individual. Existem alguns critérios para se encaixar dentro do MEI e há benefícios em adotar essa figura jurídica, incluindo o acesso a crédito empresarial. Por isso, vale a pena saber como funciona o empréstimo para MEI.

Para ser MEI, é preciso:

  • Ter faturamento anual máximo de R$ 81 mil
  • Trabalhar por conta própria
  • Não ser sócio, administrador ou titular de outra empresa
  • Ter, no máximo, um funcionário

Exercer uma das atividades listadas permitidas para ser MEI – são mais de 400 e a relação completa está disponível no site Portal do Empreendedor

Ao formalizar o negócio e se tornar um MEI, o empreendedor ganha benefícios e obrigações. Vamos começar pelas vantagens:

  • Terá um CNPJ
  • Acesso a serviços bancários, como crédito empresarial
  • Baixo custo de tributos
  • Possibilidade de emitir notas fiscais
  • Direitos e benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio doença

Entre as obrigações está o pagamento de impostos, mas de forma simplificada. É o mesmo valor todos os meses em uma só guia, o DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Entenda como funciona o empréstimo para MEI

Entre os benefícios de se tornar um MEI, como citado acima, está o acesso a serviços bancários, como o crédito empresarial. A partir do momento que o microempreendedor individual tem um CNPJ, é possível ter conta jurídica no banco e solicitar crédito para capital de giro em qualquer instituição financeira.

Cada instituição faz suas exigências, e algumas podem ser bastante burocráticas, exigindo, inclusive, garantias. Já outras liberam o crédito sem burocracia, de forma 100% online e sem precisar ir a uma agência. É o caso do Tomático, uma plataforma de crédito para micro, pequenos e médias negócios totalmente digital. A simulação do crédito é feita online no site do Tomático, a proposta sai na hora e o dinheiro entra na conta em até dez dias úteis.

Para contratar crédito com o Tomático, além de ter um CNPJ e conta pessoa jurídica no banco, é preciso receber dos clientes através de maquininhas de cartão e ter faturamento mínimo de R$ 5 mil mensais nessas maquininhas nos últimos seis meses.

Quer saber mais? Acesse o FAQ e tire as suas dúvidas.